Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Muffins de chocolate (para tornar qualquer brunch 5 estrelas)

No último fim de semana, houve brunch lá em casa. Muito mais baratinho do que os que nos servem fora e tão apetitoso como esses, talvez mais.

Os ovos e o sumo de laranja dispensam receita. O pão doce que veem ao lado dos muffins é o mesmo desta receita que vos trouxe na Páscoa. Mas hoje é dia para vos falar dos muffins, destes muffins arraçados de cupcakes. Fofinhos, ricos e tão fáceis de fazer que, mesmo que o domingo seja de ressaca, não há desculpa para não os meter no forno.

 

É que o chamado "método do muffin" é das melhores coisas que existem no mundo da culinária. Porquê? Talvez seja o método mais simples de todos: ingredientes secos misturam-se com ingredientes líquidos e, ainda por cima, sem mexer demasiado para que a massa não fique seca.

Ingredientes:

100 gr manteiga

115 gr de chocolate de culinária (cortado grosseiramente

2 chávenas de farinha

2/3 chávena de açúcar

1/3 chávena de cacau em pó

1 c. de sopa de pó royal

1/2 c. chá de sal

1 chávena de leite

1/4 chávena de natas

1 ovo grande

1 colher de chá de extrato de baunilha

 

Eu uso uma daquelas formas para doze muffins e coloco uma forma de papel dentro de cada um dos buracos. Convém que as formas de papel sejam grandinhas, de muffins e não de cupcakes.

 

Derrete-se a manteiga com o chocolate em banho-maria e deixa-se arrefecer um pouco. Enquanto isso, misturam-se todos os ingredientes secos numa tigela grande. Noutra tigela, batem-se todos os ingredientes líquidos (excepto a manteiga e o chocolate, que já derretemos).

 

Deitam-se os ingredientes líquidos e a mistura de manteiga e chocolate sobre a mistura seca e, gentilmente, sem bater, mistura-se tudo. Diz-se que o ideal para os muffins é envolver dez a doze vezes. Mesmo que fique com alguns grumos, não se preocupem, no forno tudo se resolve.

 

Divide-se a massa pelos doze espaços na forma e leva-se ao forno, a 180º, durante mais ou menos 20 minutos. Quando o tradicional palito sair limpo, estão prontos a tirar do forno. Para desenformar, é só tirar cada um dos muffins da forma e deixá-los arrefecer.

 

Para brunch, lanche ou pequeno-almoço sem regras.