Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Viaggio in Italia - Parte 1

 

Voltei há alguns dias de uma viagem por Itália que, em números, se pode resumir desta forma: 2300 quilómetros percorridos dentro de 1 carro com mais 3 pessoas e algumas dezenas a pé por 7 cidades italianas. Tudo em 9 dias.

 

Pelo caminho fui-me alimentando, claro. Umas vezes melhor, outras pior. Decidi escolher dois exemplos, retirados do catálogo de ex-libris gastronómicos transalpinos. Uma pizza em Nápoles e um gelado em Roma. Clichés? Talvez. Mas clichés deliciosos.

 

Começamos pela pizza. O tesouro fica perto do centro histórico de Napóles e não é difícil de encontrar. Será provavelmente no local com mais pessoas à porta. Chama-se L' Antica Pizzeria da Michele e ostenta com orgulho, logo abaixo do nome, o aviso de que aquela é a única sede em Itália. Estão feitas as apresentações. Já podemos entrar. Esperam-nos quatro surpresas.

 

flickr / usc_ty

 

A primeira está no menu. Um menu de duas modestas pizzas, o que, para ser correcto, torna ainda mais simples a escolha. "Uma de cada, por favor." Até porque cada uma custa apenas 5 euros (esta é a segunda surpresa).

 

Enquanto esperamos pelas nossas pizzas (uma Margherita, com tomate, queijo, azeite e manjericão, e uma Marinara, com tomate, alho, azeite e oregãos, ambas de massa fina mas nunca seca) reparamos numa foto de Julia Roberts envolvida licitamente com uma fatia de pizza. A espera leva-nos a identificar que, nessa imagem, a atriz está na Pizzeria da Michele, até que (terceira surpresa) acabamos por perceber que essa imagem faz parte de uma das cenas do filme "Comer, Orar e Amar"

 

A última surpresa fica para o final quando pomos verdadeiramente mãos à obra. Depois de dar a primeira trincadela numa fatia de pizza, a personagem de Julia Roberts diz: "Estou apaixonada. Estou a ter uma relação com a minha pizza." Torcemos o nariz à hipótese de fazer nossas as palavras de uma personagem de um filme onde se parte em viagem para "Comer na Itália, Orar na Índia, Amar na Indonésia" mas não há outra opção.

 

 

                                                             flickr - keepwaddling1                                                                 

Já sabem o que fazer se alguma vez estiverem por Nápoles (e conseguirem escapar ao espírito frenético de uma cidade que não se deixa conquistar à primeira).
(Brevemente: a segunda parte deste post, dedicado a um gelado inesquecível provado em Roma)

  

3 comentários

Comentar post