Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Semifrio de suspiros e de suspirar

A receita tem direitos de autor, é emprestada à estrela da food porn, Nigella Lawson (a senhora tem dotes a muitos níveis, é verdade). Mas levou umas aldrabices à moda do Quanto Mais Quente Melhor e o resultado foi sucesso estrondoso.

 

O calorzinho chegou, os gelados já sabem bem e, por isso, inauguramos a época para comer coisas frescas com este semifrio de suspiros e chocolate, com um delicioso molho de chocolate e uns morangos frescos a acompanhar.

 

Ingredientes:


Para o gelado

300 ml de natas

30 g de chocolate de culinária

1 colher de sopa de vinho do Porto ou ginginha (aqui está uma aldrabice)

100 g de suspiros (podem fazê-los de raiz mas os de compra são bons)

Morangos para decorar (ou qualquer outro fruto vermelho)

 

Para o molho

250 ml de natas

150 g de chocolate de culinária cortado em pequenos pedaços

1 colher de sopa de vinho do Porto ou ginginha

 

Primeiro a parte difícil: começo por forrar uma forma de bolo inglês com papel aderente (é preciso ser-se paciente para fazer isto e não estragar muito papel e isso é coisa que eu não sou). Batem-se as natas e a seguir envolve-se com cuidado o chocolate cortado em pedaços pequeninos e o vinho do Porto ou a ginginha. Depois é só esmigalhar com energia os suspiros e envolver na mistura anterior. Coloca-se na forma que se cobre com o papel aderente e leva-se ao congelador (o ideal é deixar durante a noite).

 

Na altura de servir, faz-se o molho, para o quentinho contrastar com o frio do gelado e parecer pecado comer. Basta colocar as natas e o chocolate num tacho e levar a lume brando até estar tudo quase derretido. Depois é tirar do lume, juntar o álcool escolhido e continuar a mexer até o molho estar suave. Tira-se o semifrio do congelador, desenforma-se, cobre-se com morangos ou outros frutos vermelhos. No final, ponham todo o vosso carinho no momento em que cobrem o semifrio com o molho. O resto coloquei numa molheira e pus na mesa, para os mais gulosos abusarem.