Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Bolo de banana caramelizada e flor de laranjeira

Uma camada de banana vestida de caramelo a escorrer pelos lados do bolo e uma massa fofinha com aroma de flor de laranjeira. Este bolo é uma experiência perfeita para a hora do lanche e vai garantidamente impressionar.

 

Por cá, é costume fazer-se o bolo de ananás ao contrário mas a verdade é que é possível fazer outras versões e usar outras frutas a partir de uma receita de pão de ló e de uma forma com caramelo a forrar o fundo.

 

Este bolo de banana come-se muito no Brasil. A minha versão sobe mais um degrau, com a adição de água de flor de laranjeira à massa do bolo.

11025205_827652703976957_2729553171815978501_n.jpg

 Ingredientes:

(Para forrar o fundo da forma)

1 chávena e meia de açúcar

água q.b.

15 gr. de manteiga com sal

4 a 5 bananas maduras

 

(Para o bolo)

240 gr. de farinha

90 gr. de amido de milho (farinha maizena)

1 c. sopa de fermento em pó

4 ovos grandes

55 gr. de manteiga com sal

200 gr. de açúcar

200 ml. de leite

1 c. sopa de água de flor de laranjeira (opcional)

 

Comecemos pelo caramelo. Coloquem uma chávena e meia de açúcar dentro da vossa forma redonda (24 cm é o tamanho perfeito) e cubram com água (só mesmo a suficiente para cobrir o açúcar). Acendam o lume e coloquem a forma diretamente no bico do fogão. Deixem ferver até que o açúcar se transforme num caramelo dourado escuro.

 

Retirem do lume e, muito rapidamente, juntem os 15 gramas de manteiga, enquanto fazem movimentos circulares com a forma para que a manteiga derreta e o caramelo fique espalhado de uniformemente na base e nos lados da forma.

 

Cortem as bananas às rodelas e coloquem-nas em cima do caramelo, o mais arrumadinhas possível, começando por fora e terminando no centro.

 

A vossa forma está pronta. Liguem o forno e aqueçam-no a 175º. Vamos à massa.

 

Peneirem a farinha, o amido de milho e o fermento em pó para um recipiente e coloquem-no de parte.

 

Batam noutra tigela as gemas com o açúcar até obterem uma mistura esbranquiçada. Juntem a manteiga amolecida e batam até estar tudo ligado. Se usarem a água de flor de laranjeira, adicionem-na nesta altura.

 

A esta mistura vão juntando os ingredientes secos e o leite, alternadamente, começando e terminando com a mistura de farinhas.

 

À parte, batam as claras em castelo e envolvam-nas com cuidado no preparado anterior.

 

Coloquem a massa por cima da forma já forrada com o caramelo e as bananas e levem ao forno durante 40 minutos a uma hora. Vão testando a partir dos 40 minutos com um palito para verem se o bolo está cozido. Se o bolo começar a ficar muito escuro no topo durante a cozedura, cubram a forma com papel de alumínio até estar pronto.

 

Retirem o bolo do forno e desenformem de imediato. Para que nada corra mal, passem uma faca pelos lados da forma e, quando a virarem para um prato, deem umas pancadinhas no fundo da forma. Assim, não é mais provável que não haja imprevistos e que nenhuma rodela de banana fique agarrada.

 

Congratulem-se pelo lindo trabalho que acabaram de fazer e comam uma fatia avantajada.