Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Bolo de Laranja e Amêndoa

Bolo de laranja é coisa básica. As avós, as mães, as tias e as filhas todas conseguem fazer um pão-de-ló com aroma a citrino. Mas este não é um bolo de laranja qualquer: estranhamente é feito com laranjas cozidas (sim, cozidas) e não leva farinha. Amigos intolerantes ao glúten, este é o vosso dia!

10411059_718378531571042_3040867317371973154_n.jpg

 A receita tem por base uma célebre receita de Bolo de Clementina da Nigella Lawson. Com uma fácil pesquisa, conseguem encontrar a original que, aliás, diz-se, foi também a usada no bolo que Shirley MacLaine fez a Ben Stiller no filme «A Vida Secreta de Walter Mitty» (quem não viu que veja que é bem jeitoso).

 

Só experimentei esta versão com laranja mas, assim de repente, diria que funcionará bem com qualquer citrino (estou tentada a fazê-lo com limas).

 

Ingredientes:

375 gr de laranja (têm mesmo de pesar, precisei de mais ou menos uma e meia)

6 ovos

225 gr de açúcar

250 gr de amêndoa moída

1 c. chá de fermento em pó

 

Este bolo é tão fácil de fazer que até envergonha. Demora um pouco, porque é preciso cozer as laranjas antes de fazer o resto mas esse processo requer atenção zero.

 

Comecemos então por colocar as laranjas inteirinhas num tacho com água a cobri-las. Levamo-las ao lume, deixamos ferver e depois contamos duas horas. Terminado esse tempo, é desligar o lume e esperar que arrefeçam.

 

Quanto estiverem frias, cortem as laranjas ao meio, retirem os caroços e ponham (TUDO, casca e tudo) num liquidificador. Triturem até ficarem com uma pasta.

 

Entretanto, untem e forrem com papel vegetal uma forma redonda e aqueçam o forno a 180º.

 

À parte batam os ovos com o açúcar até a mistura ficar fofinha. Juntem a amêndoa triturada e o puré de laranja e batam bem.

 

Coloquem a mistura na forma e levem ao forno durante 30/40 minutos, até o palito sair limpo. Depois de uns 15 minutos no forno, cubram a forma com papel de alumínio para evitar que o bolo fique demasiado escuro no topo.

 

Esperem que arrefeça, desenformem e devorem.

 

5 comentários

Comentar post