Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Brigadeiros com três chocolates e amendoim crocante

Não importa que o Jamie Oliver não goste de brigadeiros. Ah e tal é muito doce. Ai que é muito calórico. Tudo verdade mas tudo pouco relevante porque, no fim de contas, uma trinca no pequeno docinho e todos os potenciais defeitos ficam esquecidos. É para comer de vez em quando, é certo, mas para ser um acontecimento especial quando se come.

10408741_819655984776629_3781406333699636530_n.jpg

 Deu-me para fazer brigadeiros para acompanhar a noite de Óscares. E porque os brigadeiros têm de ser especiais, não usei a tradicional receita que, geralmente, leva chocolate ou cacau em pó. Fi-los com chocolate à séria, sólido e com 70% de cacau.

 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado de boa qualidade (397 gr.)

100 gr. de chocolate de culinária (70% cacau)

15 gr. de manteiga com sal

Decorações à escolha (usei uma mistura de bolinhas de três chocolates e um crocante de amendoim caramelizado que tinha no meu arquivo de coisas boas)

 

A receita é muito simples mas exige um bocadinho de paciência. Todo o processo deverá demorar 10 a 15 minutos. Durante este tempo não deixem o tacho sozinho (não olhem para outro sítio nem vão à casa de banho) e mexam continuamente.

 

Juntem todos os ingredientes num tacho e levem ao lume (médio) mexendo sempre até o chocolate derreter.

 

Quando todo o chocolate tiver derretido, baixem o lume para o mínimo e continuem a deixar a mistura engrossar até começar a fazer estrada no tacho ao passarem com a colher no fundo.

 

Retirem do lume e deitem a mistura numa tigela ou um pirex previamente untados com manteiga. Deixem que arrefeça completamente. Depois de frio, formem pequenas bolinhas com as mãos. Passem um pouco de manteiga nas mãos para que a mistura não pegue.

 

Finalmente, mergulhem os brigadeiros na cobertura à vossa escolha e coloquem-nos em pequenas forminhas de papel.

 

E depois devorem-nos, que só um vai saber a pouco.

 

4 comentários

Comentar post