Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Creme de ervilhas com chouriço crocante

Os dias cinzentões devem estar por aí a chegar e vão começar a pedir comida outonal, quentinha e aconchegante. Este creme de ervilhas é tudo isso e muito mais e tem a vantagem de não ser uma sopa aborrecida. Afinal, já ninguém tem paciência para o creme de cenoura sensaborão que se comia lá em casa quando tínhamos dez anos.

 

Eu gosto de ervilhas mas acho sempre que elas precisam de ter um amigo ao seu lado para contrastar com o seu doce natural. Desta vez o eleito foi o chouriço.

Captura de ecrã 2014-10-13, às 13.33.12.png

 

Ingredientes:

750 g de ervilhas congeladas

1/2 chouriço

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 fio de azeite

1 c. chá de noz-moscada

Sumo de meio limão

100 ml de leite

Sal e pimenta q.b.

 

Comecei por colocar o fio de azeite num tacho, aquecê-lo bem e deitar para lá o chouriço cortado em pequenos cubinhos. Quando o chouriço tiver largado a sua gordura e estiver bem tostadinho, retirem-no e coloquem-no a escorrer numa folha de papel absorvente.

 

Na gordura que o chouriço largou, refoguem a cebola e o alho picados até que fiquem dourados. Juntem depois as ervilhas e o sumo de limão, temperem com o sal, a pimenta e a noz-moscada e deixem cozinhar até que as ervilhas percam aquele aspeto de congeladas (até o verdinho ficar bem verdinho).

 

Adicionem depois água ( basta que cubram as ervilhas, se for pouca podem sempre acertar no fim) tapem o tacho e deixem cozinhar durante 10/15 minutos ou até as ervilhas estarem bem tenras mas não terem perdido a sua cor original e vibrante.

 

Terminado este tempo, triturem tudo com uma varinha mágica. Coem depois o puré num passador para que fique bem cremoso e as peles das ervilhas não arruinem a nossa experiência (se forem menos mariquinhas do que eu podem saltar este passo). Por fim, adicionem o leite e levem de novo ao lume só até levantar fervura.

 

Retifiquem os temperos e sirvam, colocando no centro algum do chouriço crocante e por cima um fio de azeite.

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.