Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Eton mess de iogurte grego e chocolate branco

Pronto, está bem. Isto não é bem Eton Mess. Para os que nunca ouviram falar no termo, eton mess é uma tradicional sobremesa britânica muito simples que mistura natas batidas com morangos e suspiros.

 

Esta versão aldraba as origens: usa iogurte grego em vez de natas e leva um acrescento de chocolate branco só para tornar a receita ainda mais pecaminosa.

 

Aproveitem os últimos (bons) morangos do ano para a fazer.

 

11692657_884510918291135_7532008985714605801_n.jpg

Ingredientes:

4 iogurtes gregos (usei iogurtes light mas sintam-se à vontade para usar a versão normal)

125 gr de suspiros (podem fazê-los em casa mas o tempo quente não pede forno ligado e os de compra são bem bons)

Sementes raspadas de meia vagem de baunilha

75 gr. de chocolate branco

500 gr. de morangos

1 c. sopa de açúcar

 

Comecem por colocar 150 gr dos morangos num liquidificador ou robô de cozinha com a colher de sopa de açúcar. Triturem até obterem uma espécie de molho. Retirem os pés dos restantes morangos e cortem os mais pequenos ao meio e os maiores em quartos.

 

Numa tigela, misturem as sementes de baunilha com os iogurtes. Adicionem os morangos cortados, o molho de morangos e os suspiros partidos (esmaguem-nos com as mãos, deixem uns pedaços maiores e outros mais pequenos).

 

Com cuidado, envolvam tudo com uma ou das mexidelas, só o suficiente para combinar os ingredientes mas não exagerem, não queremos acabar com uma mistura cor de rosa e sem pedaços de suspiro para trincar.

 

Transfiram a mistura para uma taça de servir grande ou para pequenas taças de sobremesa.

 

Derretam o chocolate em banho maria ou no microondas e façam escorrer sem grande preceito o chocolate em fio por cima da sobremesa. O chocolate vai ficar sólido ao arrefecer e dar ao doce mais uma textura crocante (para além da dos suspiros).

 

Decorem com mais morangos inteiros e suspiro e tentem servir pouco tempo depois para que não percam o crocante dos suspiros.

 

É tão fácil de preparar esta confusão de coisas boas que podem pôr tudo a jeito enquanto os comensais lá de casa acabam o prato principal do almoço.

 

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.