Biscoitos de limão com sementes de papoila
A receita começou por ser de biscoitos de limão. Mas eu achei que não fazia mal nenhum transformá-los em personagens dignas de entrar nos «101 Dálmatas» e fiz o acrescento das sementes de papoila. Para manter num frasco na última prateleira da cozinha e dar aos miúdos (e graúdos) quando se portam bem.
Ingredientes:
2 chávenas e meia de farinha
1 c. chá de fermento em pó
1/2 c. chá de sal
1/2 chávena de manteiga (amolecida)
2/3 chávena de açúcar
1 ovo
2 c. chá de raspa de limão
2 c. sopa de sumo de limão
2 c. sopa de sementes de papoila
Comecei por misturar a farinha, o fermento e o sal. À parte, bati a manteiga e o açúcar até a mistura ficar bastante cremosa. Juntei o ovo, a raspa e o sumo de limão até estar tudo bem incorporado.
Depois, devagarinho e sem grandes entusiasmos para que a farinha não fuja da tigela, junte a mistura seca à mistura de manteiga, açúcar, ovo e limão. Para terminar, basta juntar as sementes de papoila e envolver com cuidado.
Depois disto, dividi a massa em duas partes, formei dois discos e embrulhei cada um em película aderente. Levei ao frigorífico durante umas horas (no mínimo uma hora e meia).
Quando decidir cozer os biscoitos, aqueça o forno a 175º, forre um tabuleiro com papel vegetal e deixe a massa fora do frigorífico por uns minutos antes de a estender.
Numa superfície enfarinhada estenda a primeira metade e corte os biscoitos com a forma que preferir. Eu tenho um potpourri de forminhas e vou variando a cada receita. Coloque os biscoitos no tabuleiro com mais ou menos um centímetro de distância entre cada um. Vá repetindo o processo até acabar a primeira dose da massa e faça o mesmo com a segunda.
Pode cozer um tabuleiro primeiro e repetir a seguir ou cozer dois tabuleiros ao mesmo tempo. Se quiser mais pontinhos pretos na sua receita, pode pincelar os biscoitos com um pouco de água ou de ovo batido e salpicar mais sementes de papoila por cima (e um bocadinho de açúcar, se for muito guloso).
Leve os biscoitos ao forno durante 10 a 13 minutos, até as margens estarem douradas. Retire-os e deixe arrefecer até se atirar a eles.