Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Um bonito Tiramicello com morangos

Prometi-vos histórias de viagens e receitas com inspirações recolhidas nas férias. Esta é a primeira experiência.

 

 

É difícil de fazer asneira com comida italiana, toda a gente gosta. Quando pensamos em sobremesas vindas do país em forma de bota, lembramo-nos imediatamente de duas coisas: gelado italiano e tiramisu.

 

Comigo da viagem veio uma garrafa de Limoncello, o mais célebre e amarelo licor de limão dos nossos amigos italianos, e uma enorme vontade de o usar em sobremesas.

 

Depois de umas quantas pesquisas de receitas e de uma recolha de ideias aqui e ali, nasceu esta espécie de tiramisu reinterpretado (uma palavrinha à chef só para me armar em elitista) que é um sério "contender" a roubar o lugar de sucesso à receita original. Chamei-lhe Tiramicello (Tiramisu + Limoncello).

 

Fácil, de comer com os olhos ainda antes de dar uma colherada e com garantia de satisfação.

 

Ingredientes

 

Para a calda:

1 chávena de Limoncello

1 chávena de água

1/4 chávena de açúcar

3/4 chávena de sumo de limão

 

Para o creme:

2 pacote de natas

1 embalagem de queijo mascarpone (250 g)

1 iogurte grego ligeiro

1/2 chávena de açúcar em pó

3/4 de um frasco de lemon curd (comprei o da Mackays)

 

Para o resto:

Mais ou menos 40 palitos de champanhe (2 embalagens)

500g de morangos cortados em quartos

Amêndoas tostadas laminadas

Lemon curd

 

Comecei por fazer a calda, juntando num tachinho todos os ingredientes e levando ao lume. Mexi e deixei ferver durante dois ou três minutos. Retirei do lume e deixei arrefecer completamente.

 

Depois, atirei-me ao creme. Bati as natas até formarem picos suaves e juntei depois o açúcar, batendo mais até ficarem mais firmes (mas não demasiado, não queremos cá manteiga em vez de chantilly). Nesta mistura envolvi com cuidado o mascarpone, o iogurte e o lemon curd.

 

A seguir a isto, podemos começar o processo de montagem do nosso Tiramicello. Num pirex grandinho, coloquei primeiro uma fina camada de creme, seguida de uma camada de palitos que molhei na calda de limoncello (só um mergulho, muito tempo desfaz os palitos). Por cima, distribuí parte dos morangos em quartos.

 

De seguida, repeti este processo mais uma vez e terminei com o resto do creme no topo. Convém não abusar na quantidade de creme que se põe nas duas primeiras camadas para sobrar suficiente para o topo.

 

Rematei com umas metades de morangos mais bonitas e uns salpicos de lemon curd. Mesmo antes de servir, coloquei em cima de tudo isto as amêndoas laminadas.

 

Um fogo de artifício entre o ácido do limão, o doce dos palitos embebidos em Limoncello e a frescura dos morangos.

 

1 comentário

Comentar post