Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Bolachas de aveia com nozes e chocolate

A transição do verão para o outono não é coisa fácil, um fenómeno potenciador de estados depressivos. Nas comidas as coisas também mudam. As saladas deixam de saber bem e as sopas passam a ser o que nos conforta, os chás gelados passam a querer-se a fumegar e os pratos mais leves abrem espaço os estufados de domingo. Nas sobremesas, também é preciso fazer o luto da frescura do verão.

 

Depois dos doces à colherada saídos do frigorífico que por aqui fui deixando, dou o salto para o outono com estas bolachas. Um café ou um chá a acompanhar são parceiros certos. Uma mantinha e um sofá também ajudam à festa.

 

 

Ingredientes:


1 chávena de manteiga amolecida

1 chávena de açúcar amarelo

1/2 chávena de açúcar

2 ovos

2 colheres de chá de extracto de baunilha

1 1/4 chávenas de farinha

1/2 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de sal

3 chávenas de flocos de aveia (dos de cozedura rápida)

1 chávena de nozes picadas grosseiramente

1 chávena de pepitas de chocolate (ou de chocolate negro cortado em bocadinhos)

 

Começo por aquecer o forno a 165º. Forro um tabuleiro com papel vegetal e deixo-o sossegadinho.


Numa tigela bato bem a manteiga com os dois açúcares, até estar tudo fofinho. À parte, misturo a farinha com o fermento em pó e o sal e junto este preparado à mistura de manteiga e açúcar, até estar tudo bem envolvido.

 

Misturo depois a aveia e as nozes e envolvo tudo bem. Acabo com o chocolate, que misturo com cuidado para não partir demasiado.

 

Com uma colher de gelado, coloco bolas de massa no tabuleiro de ir ao forno, com bastante espaço entre elas (vão espalhar-se muito no forno). Diria que um tabuleiro grande como o meu leva no máximo, já a rebentar pelas costuras, nove biscoitos. Podem distribuir o resto da massa por mais tabuleiros ou ir repetindo fornadas até acabar a massa.

 

Levem ao forno durante cerca de 12 minutos ou até estarem douradas. Quando retirarem do forno deixem arrefecer durante uns dez minutos antes de as colocarem num prato. São muito sensíveis e podem partir-se enquanto estiverem muito quentes.


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.