Pecados de chocolate e manteiga de amendoim
São mesmo pecados (pelo menos no que diz respeito à ingestão de açúcar), estes quadrados para combater dias mais deprimidos. Para esse mal, não há remédio melhor do uma guloseima que junte esta dupla imbatível: chocolate e manteiga de amendoim. Umas pedrinhas de sal no topo dão uma supresa final depois do fogo de artifício que já tinha passado pelo palato.
Sim, é coisa muito americanizada mas por cá já se encontra a manteiga do dito fruto seco em quase todos os supermercados e nós, no Quanto Mais Quente Melhor, não temos vergonha de adotar os melhores e mais pecaminosos hábitos das terras do Tio Sam.
Ingredientes:
3/4 chávena de açúcar
3/4 chávena de açúcar mascavado escuro
85 gr de manteiga
1 colher de sopa de óleo
3/4 chávena de manteiga de amendoim
1 ovo
1 clara de ovo
1/2 chávena de farinha
1/2 chávena de bolachas digestivas trituradas
1 colher de chá de fermento em pó
1/4 colher de chá de sal (mais umas pedrinhas para salpicar o topo)
150 gramas de chocolate (70% cacau)
Comecei por aquecer o forno a 175º e por untar com manteiga, forrar com papel vegetal e polvilhar com farinha uma forma quadrada (não muito grande).
Coloquei os açúcares, a manteiga amolecida e o óleo numa tigela e bati com a batedeira até ficar fofo. A isto, juntei a manteiga de amendoim e bati bem, até estar tudo envolvido. Juntei depois o ovo e a clara de ovo e liguei bem a mistura.
Noutra tigela, juntei a farinha com o fermento em pó e o sal e mexi para que tudo ficasse misturado. Juntei os pós ao preparado de manteiga de amendoim e envolvi bem (a massa vai ficar bastante espessa, é mesmo assim). Coloquei a massa na forma, espalhei bem com uma espátula para ficar nivelada e coloquei no forno durante mais ou menos 25/30 minutos. Quando estiver pronta, deve estar dourada, o palito deve sair limpo do centro mas a massa ainda deve parecer mole.
Deixei este bolo rico de manteiga de amendoim arrefecer e, enquanto isso, derreti o chocolate em banho-maria. Espalhei o chocolate acabado de derreter em cima do bolo (ainda na forma), salpiquei com umas pedrinhas de sal, que devem ficar visíveis no topo, e deixei que o pecaminoso chocolate solidificasse. Podem colocar no frigorífico para ficar mais sólido e ser mais simples de cortar aos quadrados.
Quando estiver bem firme, basta puxar pelo papel vegetal para desenformar e com uma faca longa e afiada cortar aos quadrados, tendo cuidado para não rachar muito o chocolate nem esborrachar a camada de bolo.
Medalha de ouro com os adultos e os miúdos lá de casa.