Biscoitos amanteigados com compota
Massa de biscoito amanteigada e crocante e compotas à escolha do freguês a tornar estes docinhos numa jóia. Que mais se pode pedir de uma guloseima para acompanhar um chá?
Estes biscoitos são muito parecidos com as nossas comuns areias mas levam uma covinha para receber as melhores compotas que andarem a rebolar lá por casa. Se quiserem ser muito perfeccionistas podem fazer compota de propósito para a receita mas eu não fiz mais do que usar os doces de framboesa, alperce e abóbora que tinha arrumados a pedirem para ser devorados.
Sem formas nem processos complicados para estender a massa. O processo é tão rústico como fazer bolinhas, achatá-las e abrir um espacinho no meio para o ouro em forma de doce de fruta que dispara esta receita até ao céu das coisas boas.
Ingredientes:
225 g de manteiga à temperatura ambiente
2/3 chávena de açúcar
2 gemas de ovo
1 c. chá de extrato de baunilha
2 chávenas de farinha (usei com fermento mas podem usar sem)
1/2 c. chá de sal
Mais ou menos 170 g de compota à escolha
Aqueci o forno a 175º e forrei um tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
Bati a manteiga e o açúcar com uma batedeira até estar tudo leve e fofo (2 a 3 minutos). Juntei as gemas e a baunilha e bati novamente. Misturei o sal com a farinha e fui adicionando aos poucos à mistura anterior até formar uma bola (este passo final fiz com uma colher de pau e depois com as mãos, não com a batedeira).
Coloquei a massa no frigorífico coberta com película aderente durante uns 15 minutos. Arrefecê-la vai fazer com que os biscoitos fiquem mais areados quando forem cozidos.
Retirei a massa do frigorífico e fui formando bolinhas que coloquei no tabuleiro com algum espaço entre si, já que vão abrir um bocadinho no forno. Depois, basta achatar levemente cada uma das bolinhas e, com o polegar, fazer uma covinha no meio da massa. Os americanos chamam-lhe "thumbprint cookies" precisamente por causa deste último requisito.
Agora, é tempo de os levar ao forno durante 8 a 10 minutos, apenas até começarem a ficar dourados. Por esta altura, retirem-nos do forno para colocar as compotas. Se as covinhas estiverem pouco acentuadas voltem a dar-lhes forma com uma pequena colher (ou o polegar, se aguentarem o calor). Em cada biscoito, coloquem mais ou menos 1/2 colher de chá de doce. Levem de novo ao forno durante 3 a 4 minutos e estão prontos. A compota deve ter derretido um pouco e os limites dos biscoitos devem estar bem dourados.
O meu tabuleiro é bastante grande e tive de repetir este processo três vezes. Entre fornadas fui colocando a massa no frigorífico. Se preferirem podem colocar dois tabuleiros ao mesmo tempo no forno mas eu acho sempre que os biscoitos não ficam uniformes se tentar apressar o processo.
Deixem arrefecer no próprio tabuleiro ou numa grelha e depois provem, provem até dar cabo deles.