Biscoitos de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate
Se não gostam de amendoim ou de manteiga de amendoim, é melhor fugirem agora. Estes biscoitos são uma pequena bombinha de manteiga de amendoim com umas pepitas de chocolate a animar a festa.
À saída do forno, estes pequenos vão encher a vossa cozinha de aroma a manteiga de amendoim, como se tivessem enfiado o nariz numa embalagem de Reese's Peanut Butter Cups. E isso não é mau. É só pornográfico.
Ingredientes:
450 gr de manteiga de amendoim
2 chávenas de açúcar
2 ovos
2 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 c. chá de pasta ou extrato de baunilha
100 gr de pepitas de chocolate
Comecem por pegar num tabuleiro grande e forrá-lo com uma folha de papel vegetal. Não precisam de untar que estes biscoitos saltam de lá com facilidade. Aqueçam o forno a 175º.
Numa tigela, batam a manteiga de amendoim com o açúcar até obterem uma mistura bem ligada. Juntem depois os ovos, batendo entre cada adição. Usei uma batedeira mas podem fazer tudo à mão, não é preciso grande esforço.
Adicionem o fermento em pó, o sal e a baunilha e voltem a bater. Por fim, com cuidado para não as partirem muito, envolvam as pepitas de chocolate. Algumas vão ficar soltas, perdidas no fundo da tigela, mas isso não é problemático porque quando moldarem as bolachas podem apanhá-las.
Para moldar as bolachas, façam bolinhas do tamanho de trufas com as mãos e coloquem-nas no tabuleiro com mais ou menos dois centímetros de espaço entre cada uma. Depois, com um garfo, esborrachem um pouco as bolinhas para fazerem o padrão quadriculado que veem na foto. Sejam gentis para não desfazerem os círculos e acabarem com bolachas cheias de rachas.
Basta agora levarem as vossas bolachas ao forno durante 10 minutos (devem ficar douradinhas nas pontas). Quando estiverem prontas, deixem que arrefeçam completamente antes de as retirarem do tabuleiro.
Comam a acompanhar uma boa chávena de chá ou, se quiserem abusar, um chocolate quente.