Bolo Bundt de Chocolate (para fazer um brilharete)
Bundt parece um nome pomposo mas é apenas o título que geralmente se dá ao tipo de formas que oferecem este resultado final. O molde nasceu num bolo de fruta tradicional europeu (ali das zonas da Alemanha e Áustria) mas o nome Bundt foi popularizado por uma empresa que começou a fabricar formas destas nos EUA nos anos 50.
Se não tiverem uma destas formas podem perfeitamente usar uma comum forma de buraco mas a verdade é que o brilho da ganache da cobertura fica ainda mais reluzente quando despejado em cima das curvas de um bolo saído de uma forma destas.
Este bolo não é só fogo de artifício no formato. Tem um ingrediente especial e pouco comum na nossa doçaria que lhe dá uma textura muito particular. É, sem dúvida, um bolo para impressionar os amigos. Vão ouvir interjeições de espanto quando olharem para ele e sons de alegria quando o provarem.
Ingredientes:
(para o bolo)
2 chávenas de farinha
1/2 chávena de cacau em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1 c. chá de pó royal
1 c. chá mal cheia de sal
1/2 chávena de leite
1/2 chávena de natas azedas (cá está o ingrediente especial, o sour cream, que já conseguem encontrar em cadeias como a Aldi ou no supermercado do El Corte Inglés)
225 gr de manteiga à temperatura ambiente
1 + 1/2 chávena de açúcar
4 ovos grandes
1 c. chá de extrato de baunilha
(para a cobertura)
85 gr de chocolate (70% cacau)
1/2 chávena de natas
2 c. sopa de manteiga
Comecem por untar a forma com manteiga e por aquecer o forno a 175º.
Misturem a farinha, o cacau, o sal, o bicarbonato de sódio e o pó royal numa tigela. À parte juntem o leite às natas azedas e envolvam.
Noutra tigela, batam o açúcar com a manteiga até a mistura estar fofa e esbranquiçada. Adicionem depois os ovos, um a um, batendo entre cada adição, e a baunilha.
Juntem depois com jeitinho a mistura de farinha e cacau em duas vezes, alternando com o preparado de leite e natas azedas, e começando e terminando com a mistura de farinha.
Coloquem o preparado na forma, alisem o topo, e levem ao forno por mais ou menos 45 minutos. Vão espreitando para ver se o palito sai limpo mas tenham cuidado para não o deixar cozer em demasia. Tentem tirá-lo um bocadinho mais mal do que bem cozido, assim fica muito mais húmido e pecaminoso.
Desenformem o bolo e deixem que arrefeça. Entretanto, preparem a cobertura. Levem as natas ao lume até começarem a ferver. Numa tigela, coloquem o chocolate partido em pedaços e deitem as natas acabadas de ferver em cima. Esperem um ou dois minutos, juntem a manteiga e mexam tudo bem até ficarem com um creme brilhante e quase pornográfico.
Deixem a mistura arrefecer um pouco até começar a ficar mais espessa. Finalmente, deitem-na por cima do bolo às colheradas, deixando que escorra pelos lados.
Sirvam aos amigos na certeza de que eles vão voltar para uma segunda fatia.