Bolo de Arroz (para cortar à fatia)
É certamente um daqueles que todos nos lembramos de comer, de pequenos a graúdos, numa pastelaria lá do bairro. Comer o topo primeiro, tirar a faixa de papel e comer o resto. Este é o meu método mas há-de haver outros.
Há melhores, piores e muitos que provavelmente levam apenas uma amostra de farinha de arroz. Podemos até discutir se o bolo de arroz merece ter o estatuto de bolo obrigatório em qualquer café que se preze. Afinal, é só um simples pão-de-ló feito com farinha de arroz. Mas que cai bem em qualquer lanche, cai. E este aqui sabe tão bem como os individuais mas é para ser cortado à fatia.
Ingredientes:
6 ovos
150 gr. açúcar (mais algum para polvilhar no topo do bolo)
150 gr. de farinha de arroz
60 gr. de manteiga à temperatura ambiente
1 c. chá de fermento em pó
1 c. sopa de whisky, vinho do Porto ou rum (ou nada, se não quiserem álcool)
Comecem por untar uma forma de bolo inglês com manteiga e por a forrar com papel vegetal. Se preferirem, podem usar uma forma redonda ou de buraco.
Aqueçam o forno a 175º/180º.
Batam a manteiga com o açúcar até obterem um creme fofo e, de seguida, vão adicionando as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Guardem as claras numa tigela à parte. Adicionem o álcool (caso queiram usar) e batam um pouco mais.
Juntem à mistura de gemas a farinha de arroz e o fermento e envolvam até estar tudo bem ligado, sem bater.
À parte, batam as claras em castelo e envolvam com carinho na massa para que não percam o ar.
Deitem a massa na forma e polvilhem o topo com açúcar. Sejam generosos, que este açúcar é o que vai garantir aquela crosta doce típica do bolo de arroz.
Levem ao forno durante 35 a 40 minutos. Retirem quando estiver bem dourado e o palito sair limpo.
Deixem arrefecer, desenformem e devorem fatias gordas a acompanhar um chá ou um café.