Bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Este bolo não é a invenção da pólvora. Muitos de vocês já terão feito uma versão deste docinho em casa. Eu já o fiz de várias formas: com a cenoura crua ralada, cozendo a cenoura e depois transformando-a em puré mas esta versão, em que a cenoura é triturada num liquidificador, é, de longe, a que dá o melhor bolo.
O bolo é denso mas não é pesado, a cobertura é doce mas não em demasia. Uma combinação perfeita de dois amigos improváveis.
Ingredientes:
300 gr. de cenoura crua (descascada e cortada em pedaços)
4 ovos
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 c. chá de fermento
(Para a cobertura)
200 gr. de chocolate em pó
75 gr. de manteiga
8 c. sopa de leite
Comecem por aquecer o forno a 180º e por untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma (usei uma forma bundt mas podem usar uma forma redonda).
Separem as claras das gemas dos ovos. No liquidificador, triturem a cenoura com o açúcar, o óleo e as gemas de ovos até obterem um puré homogéneo.
Aos poucos, juntem a farinha e o fermento a este puré, envolvendo bem até não restarem vestígios da farinha.
Finalmente, batam as claras em castelo e envolvam-nas com cuidado no preparado anterior.
Deitem a massa na forma e levem ao forno durante 35 a 45 minutos, até o palito sair limpo. Se o bolo começar a ficar muito escuro no topo antes de estar cozido, tapem a forma com papel de alumínio.
Enquanto o bolo coze, preparem a cobertura: derretam a manteiga num tacho e, quando estiver líquida, juntem o chocolate em pó e o leite. Mexam com uma vara de arames até estar tudo misturado. Retirem do lume assim que começar a borbulhar.
Desenformem o bolo quando sair do forno e deitem por cima a cobertura. Espalhem com uma espátula para que escorra pelos lados do bolo.
Tenham a paciência para esperar até que arrefeça e depois lambuzem-se que nem gente grande.