Bolo de chocolate branco
Estão a ver aquela sensação de trincar um pedaço de bolo de chocolate denso, rico, suave como seda e com um topo ligeiramente crocante? Agora imaginem isso numa versão com chocolate branco e desmaiem.
Este bolo engana. Parece, à primeira vista, um pão de ló corriqueiro mas ao primeiro corte da faca e à primeira dentada se percebe que é algo completamente diferente. O sabor e a textura do chocolate branco derretido sobressaem e a amêndoa moída dá à massa ainda mais cremosidade.
Sirvam na companhia de framboesas ou de um gelado de frutos vermelhos para uma experiência ainda mais épica.
Ingredientes:
140 gr. de chocolate branco
115 gr. de manteiga (à temperatura ambiente)
140 gr. de açúcar
85 gr. de farinha com fermento
35 gr. de amêndoa moída
4 ovos
1 c. chá de extrato ou pasta de baunilha
Açúcar em pó para polvilhar
Comecem por aquecer o forno a 180º e por untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma redonda de fundo amovível.
Partam o chocolate em pedaços e derretam em banho maria. Enquanto isso, batam a manteiga com metade do açúcar (70 gramas) até terem uma mistura cremosa e fofinha. Entretanto o chocolate já deverá ter derretido. Retirem-no do lume e deixem que arrefeça por alguns minutos.
Separem as gemas das claras e juntem as gemas ao preparado de açúcar e manteiga, uma a uma, batendo sempre entre cada adição. Adicionem o extrato de baunilha e o chocolate derretido e batam até estar tudo ligado. De seguida, é tempo de juntar a farinha e amêndoa moída e envolver (não batam muito) até obterem uma massa homogénea.
À parte, batam as claras em castelo. Quando estiverem firmes, juntem aos poucos o restante açúcar (70 gramas) e batam bem até obterem um merengue firme e brilhante.
Envolvam as claras na massa, sem bater muito para não perderem ar.
Coloquem a massa na forma e levem ao forno durante 30 a 35 minutos, até um palito sair limpo. Se o bolo começar a ficar com o topo muito escuro a meio da cozedura, tapem a forma com folha de alumínio.
Retirem do forno, deixem que arrefeça uns quinze a vinte minutos, passem uma faca pelos lados do bolo para garantir que está solto e desenformem-no. Polvilhem com açúcar em pó para um efeito mais pomposo e sirvam depois de frio.