Bolo de Iogurte Grego e Mirtilos
Podia fingir que esta receita exige uma perícia extrema só para me armar aos cucos. Ninguém diria, olhando para o resultado final, que este bolinho não é mais do que uma receita tradicional de bolo de iogurte com umas alterações aqui e ali. Mas é.
O iogurte grego torna o fofo ainda mais fofinho. A explosão roxa dos mirtilos no meio da massa faz uma festa com fogo-de-artifício no palato. Da próxima vez que tiverem de fazer à pressa um bolo para o lanche, pensem com carinho no Quanto Mais Quente Melhor e façam esta receita.
Ingredientes:
6 ovos
1 iogurte grego (eu usei light mas podem usar o normal)
150 g de mirtilos
3 copos de iogurte de farinha
3 copos de iogurte de açúcar
1/2 copo de iogurte de óleo
2 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de extrato de baunilha
Primeiro que tudo, é aquecer o forno a 175º, untar e polvilhar com farinha uma forma de buraco. Numa tigela, polvilhei os mirtilos com farinha, para que ficassem com uma capa protetora que vai ajudar a que não se concentrem só no fundo da forma durante a cozedura do bolo.
Vamos à massa: comecei por bater bem as gemas com dois dos copos de açúcar. É preciso que a mistura fique fofa e esbranquiçada antes de avançarmos mais. Juntei depois o iogurte, o óleo e a baunilha e bati mais um pouco. De seguida, adicionei a farinha e o fermento, envolvendo bem.
À parte, bati as claras em castelo e juntei-lhes depois o copo de açúcar que nos sobrou (lembram-se?), batendo bem até a mistura ficar brilhante.
Já na reta final, envolvi com jeitinho as claras na massa do bolo e, para acabar, envolvi na massa os mirtilos. não precisam de mexer muito, até porque não querem assassinar os mirtilos ainda antes de o bolo ter ido ao forno.
Levem ao forno durante mais ou menos 40/45 minutos ou até o palito sair limpo.
Esperem uns minutos, desenformem, polvilhem com açúcar em pó e comam a acompanhar um cházinho.