Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Bolo de lemon curd e morangos

A primavera chegou e com ela tem de vir um bolo deste calibre. Não é mais do que um pão de ló recheado e coberto com lemon curd e morangos mas esta festa feliz de ingredientes dá um resultado de comer e chorar por mais.

 

Se quiserem atalhar caminho podem comprar o lemon curd já feito mas eu prefiro fazê-lo em casa, não só porque é simples, mas porque fica mais saboroso e sai muito mais barato (e, sim, vai sobrar um bocado de creme que podem depois comer noutro dia a escorrer por cima de uma bola de gelado).

Captura de ecrã 2016-04-7, às 10.59.13.png

Ingredientes:

4 ovos

2 chávenas de açúcar

2 chávenas de farinha

1 chávena de leite

60 gr. de manteiga

2 colheres de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

1 colher de chá de extrato de baunilha

1/4 chávena de açúcar + 1 chávena de água + 1 casca de limão para a calda

500 gr. de morangos cortados às metades

 

(Para o creme de limão)

4 limões

200 gr. de açúcar

100 gr. de manteiga

3 ovos + 1 gema

 

Coloquem os ovos numa tigela e batam-nos com uma batedeira por quatro minutos (se tiverem uma batedeira fixa usem-na nesta receita). A seguir, adicionem o açúcar e continuem a bater por mais cinco minutos até a mistura ter aumentado muito de volume. Adicionem a baunilha e batam até ficar envolvida.

 

Numa tigela à parte, peneirem os ingredientes secos e juntem-nos depois com cuidado aos ovos batidos com o açúcar, batendo apenas até estar tudo ligado.

 

Levem ao lume num tacho o leite e a manteiga, apenas até esta derreter. Juntem à massa, com cuidado para não perder muito ar, e batam em velocidade mínima só até estar tudo homogéneo.

 

Dividam a massa por duas formas de 20 cm untadas com manteiga e forradas com papel vegetal e levem ao forno pré-aquecido a 175º até um palito sair limpo do centro dos bolos (20 a 30 minutos).

 

Enquanto os bolos cozem, façam a calda de limão. Levem 1/4 de chávena de açúcar ao lume com uma chávena de água e uma casca de limão. Quando começar a ferver contem cinco minutos e depois retirem do lume, retirem a casca de limão e deixem arrefecer.

 

Façam também o creme de limão (caso optem pela versão caseira). Levem ao lume em banho-maria, a raspa e o sumo dos limões, a manteiga e o açúcar. Quando estiver tudo derretido, adicionem esta mistura aos ovos e à gema já batidos. Envolvam bem e de forma rápida para que o choque térmico não vos deixe com ovos mexidos. Devolvam a mistura ao lume, de novo em banho-maria, e vão mexendo sempre até que comece a engrossar. O creme está pronto quando cobrirem a parte de trás de uma colher de pau com ele e ele se aguentar lá.

 

Entretanto, os vossos bolos já deverão estar prontos. Retirem-nos do forno, desenformem-nos e deixem que arrefeçam completamente, assim como a calda de açúcar o creme de limão. É muito importante que esteja tudo frio no momento da montagem do bolo.

 

Por esta altura, já só falta fazer o puzzle. Com um palito, façam uns furinhos nos dois bolos e depois vão embebendo as duas partes com colheradas da calda de açúcar e limão. Esperem uns 15 minutos para garantir que os bolos absorveram toda a calda.

 

No prato de servir, coloquem a primeira metade do bolo (parte embebida em calda para cima) e cubram com lemon curd. Não tenham receio de colocar demasiado creme, escorrer para os lados não tem mal algum. Por cima, coloquem metades de morangos. Cubram com a outra metade do bolo (parte embebida em calda para baixo) e voltem a colocar lemon curd e morangos.

 

Comam fatias generosas e, se forem muito gulosos, coloquem umas colheradas extra do lemon curd que sobrou em cima da vossa fatia.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.