Crepes (com frutos vermelhos e molho de chocolate)
Sou fã de panquecas mas sou ainda mais fã de crepes. O facto de serem muito mais fininhos tem muitas vantagens. Listemo-las: uma base muito maior para colocar coisas pecaminosas várias em cima, umas bordas crocantes em vez de fofas, uma origem francesa que dá um ar pomposo a qualquer lanche ou pequeno-almoço (não desfazendo da origem mais anglo-saxónica das panquecas).
O que é ainda melhor é que, desde que estejam com um bocadinho de paciência para os cozinhar, fazer crepes não é coisa que dê muito trabalho e pode mesmo ser uma programa giro para fazer com amigos ou com os miúdos lá de casa.
Deixo-vos a receita base e algumas sugestões para toppings. Mas estão à vontade para experimentar outras coisas.
Ingredientes (para duas pessoas muito gulosas ou três com menos fome):
1 chávena de farinha com fermento
2 ovos
270 ml de leite
15 gr. de manteiga derretida
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Raspa de um limão pequeno (opcional)
Para cobrir os crepes:
Frutos vermelhos
Ganache de chocolate (receita no fim do texto)
Fazer a massa é tão simples como bater os ovos, juntar todos os outros ingredientes exceto a manteiga derretida, bater tudo, só no fim juntar a manteiga e mexer novamente.
Depois disto é preciso deixar a massa descansar uns 30 minutos. Se estiverem com muita pressa podem começar logo a cozinhar os crepes mas o descanso faz a diferença.
Terminado o tempo de repouso, aqueçam uma frigideira antiaderente e com as laterais baixas (eu uso mesmo uma para crepes) e coloquem uma noz de manteiga no fundo.
Quando a manteiga tiver derretido, despejem uma concha mal cheia de massa e vão manuseando a frigideira para que a massa cubra todo o fundo uniformemente e fiquem com uma camada muito fina. Têm de ser rápidos neste processo mas, ao fim de dois ou três crepes, vão ver que apanham o jeito.
Deixem cozinhar até que as pontas comecem a soltar-se e depois, com uma espátula larga e um movimento confiante, virem o crepe e permitam que cozinhe mais um minuto do outro lado. Retirem o crepe para um recipiente e cubram com um pano de cozinha limpo para que não arrefeça enquanto fazem os restantes.
Repitam o processo até não restar massa e vão colocando nozes de manteiga sempre que a vossa frigideira começar a querer pegar. Sendo a frigideira antiaderente diria que devem colocar uma noz muito pequena a cada dois ou três crepes que fizerem.
Para fazerem a ganache de chocolate, levem ao lume 100 ml de natas com uma colher de sopa de açúcar. Esperem que comecem a ferver e depois deitem-nas por cima de 100 gramas de chocolate de culinária (70% de cacau) partido aos pedaços. Esperem dois ou três minutos e mexam até ficarem com um molho bem ligado. O chocolate deverá ter derretido todo mas caso tenham sobrado alguns pedaços por derreter coloquem o recipiente durante alguns segundos no microondas e voltem a mexer.
Espalhem uma colher de ganache no vosso crepe, cubram com frutos vermelhos, dobrem o crepe em quatro e polvilhem com açúcar em pó. São também deliciosos apenas com açúcar e canela ou com uma compota ao vosso gosto.