Crostata Dourada de Maçã
A habitual Tarte de Maçã com o selo Quanto Mais Quente Melhor é mais pomposa, digna de entrar na categoria do food porn, mas também exige outro nível de perícia culinária, mais tempo e mais paciência do que esta outra encarnação de doce com maçãs.
Esta Crostata Dourada de Maçã é simples de fazer e não envergonha ninguém quando a necessidade a cumprir é servir uma sobremesa que não demore muito tempo a fazer.
Se quiserem subir um nível, sirvam-na com uma bola de gelado de baunilha e molho de caramelo.
Ingredientes:
(Massa)
125 gr de farinha
1 c. chá de açúcar
1/4 c. chá de sal
85 gr de manteiga (fria, cortada aos cubos)
40 a 50 ml de água gelada
(Recheio)
1 kg de maçãs (usei Granny Smith)
30 gr de manteiga derretida
65 gr de açúcar
2 c. sopa farinha
1 c. chá de canela
Raspa e sumo de meia laranja
Começando pela massa, coloquem num robô de cozinha a farinha, o açúcar e o sal e misturem. Juntem depois a manteiga em cubos e carreguem no botão até a mistura se parecer com migalhas. Depois, com o motor a trabalhar, vão juntando a água gelada até a massa formar uma bola. Dependendo do dia, podem precisar de mais ou menos água (dias chuvosos são mais húmidos e têm influência nestas coisas). A massa deve formar uma bola mas não ficar mole em demasia, ainda pode ter uns bocadinhos mais secos, é normal. Embrulhem a massa em película aderente e coloquem no frigorífico durante uma hora.
Enquanto isso, preparem as maçãs. Descaroçem-nas, cortem-nas em fatias finas e coloquem-nas numa tigela. Aí, juntem os restantes ingredientes do recheio (guardem apenas duas colheres de sopa do açúcar) e, cuidadosamente, com as mãos para não partirem as maçãs, envolvam tudo.
Aqueçam o forno a 180º e retirem a massa do frigorífico. Estendam-na em forma de círculo numa superfície enfarinhada (desajeitado, não precisa de ser perfeito) e coloquem-na com meiguice num tabuleiro plano forrado com papel vegetal. Coloquem as maçãs no centro da massa, deixando alguma margem nas bordas. Dobrem as bordas por cima das maçãs a toda a volta, sem grande perfeccionismo, e polvilhem a massa e o recheio com as duas colheres de açúcar que tinham guardado.
Levem ao forno até estar tudo bem dourado, durante mais ou menos 35/45 minutos. Retirem, deixem arrefecer um pouco e sirvam ainda morninha à fatia, com ou sem gelado no topo.