Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Fatias de Morango, Coco e Amêndoa

Não adoram ver aquelas sobremesas em que alguma coisa jorra por cima da outra de forma marota e sem regras, desarrumando as camadas que estavam tão certinhas antes de irem para o forno? Essas coisas rústicas chegam-me ao coração e estas Fatias de Morango, Coco e Amêndoa (que, na verdade, também têm aveia) encaixam no perfil. 

 

Esta receita cheirou-me a piquenique e fiquei com vontade de a fazer.

fotografia.JPG

Ingredientes:

 

(Para a base)

280 g de manteiga

180 g de açúcar em pó

400 g de farinha

1 c. chá de fermento em pó

120 g de coco ralado

1 a 2 c. sopa de água

 

(Para o recheio)

300 g de compota de morango

350 g de morangos, cortados às fatias

 

(Para a cobertura)

2 ovos

90 g de açúcar

120 g de flocos de aveia

120 g de amêndoas laminadas

30 g de coco ralado

 

Comecei por untar e forrar com papel vegetal uma forma rectangular (daquelas ideais para fazer tortas). Aqueci o forno a 175º.

 

Depois, coloquei no robô de cozinha a farinha, o fermento, o açúcar em pó e o coco ralado. Triturei para misturar tudo. Juntei depois a manteiga fria, cortada aos cubos, e liguei o robô novamente. Por fim, juntei uma colher de água com o robô em funcionamento, só até a mistura começar a ficar ligada (podem precisar de um bocadinho mais, dependendo das condições meteorológicas).

 

Despejei esta massa meio desfeita para a forma e, com os dedos, pressionei até ficar toda bem direitinha. Podem usar as costas de uma colher para fazer isto. Levei depois ao forno durante uns 15 minutos, ou até a massa começar a ficar dourada em cima. Cuidado para não queimarem as pontas.

 

Retirei e deixei arrefecer e, enquanto isso, preparei o recheio e a cobertura. Fatiei os morangos e guardei. Numa tigela, bati os ovos com o açúcar até terem duplicado de volume e a mistura estar espessa e esbranquiçada. A este preparado, juntei a aveia, as amêndoas e o coco e envolvi com cuidado.

 

Agora, vamos à montagem. Deitei a compota em cima da base já fria e espalhei bem com uma espátula. Em cima, espalhei os morangos fatiados. No topo, coloquei a mistura de aveia, amêndoas e coco e alisei para cobrir quase tudo. Não se preocupem se um ou outro morango ficar a espreitar no meio.

 

Bastou depois o passo final, levar ao forno mais uns 20 minutos, ou até ficar bem tostado por cima. Retirei, deixei arrefecer e cortei às fatias.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.