Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Focaccia com alecrim e flor de sal

Eu sei que o tempo quente não pede receitas que exijam forno. Eu sei. Mas fazer esta focaccia é simples, recompensador (quem não se sente vitorioso ao ver um pão caseiro sair do seu forno que atire a primeira pedra) e dá-nos material delicioso para acompanhar uma sopa ou uma salada. Ou para comer só assim, só porque somos gulosos por pão.

 

Fiz a minha com uma combinação básica, colocando alecrim e flor de sal no topo. Claro que podem juntar outras coisas boas à vossa: tomate seco ou umas lascas de parmesão vão certamente bem com este pão italiano.

 

10409089_863508177058076_4121484734978635039_n.jpg

Ingredientes:

500 gr de farinha sem fermento (tipo 65)

2 c. chá de fermento de padeiro seco (do instantâneo, ou seja, aquele que não precisa de ser ativado em água quente e é só juntar à farinha)

2 c. chá de sal

80 ml de azeite + 1 fio generoso para cobrir o pão no final

250 ml de água quente (tépida, não a ferver)

2 ou 3 raminhos de alecrim

1 pitada generosa de flor de sal

 

Comecem por colocar a farinha, o sal e o fermento numa tigela (o sal de um lado e o fermento na outra ponta, que muito perto um mata o outro). A isto adicionem a água quente e o azeite e mexam com uma colher de pau até a massa começar a ficar ligada.

 

Depois, retirem da tigela e comecem a amassar com as mãos, esticando, virando, enrolando e esmurrando durante uns dez minutos. Está pronta quando pressionarem a massa com a ponta de um dedo e ela voltar quase à forma inicial.

 

Formem uma bola com a vossa massa, coloquem-na num tabuleiro rectangular polvilhado com farinha e, com os dedos, estiquem a massa até que ocupe quase todo o tabuleiro.

 

Cubram com película aderente e deixem que levede durante mais ou menos uma hora num sítio quentinho.

 

Terminado este tempo, aqueçam o forno a 200º. Destapem a massa e, com o dedo indicador, façam pequenos buracos na massa, pressionando até sentirem o tabuleiro. Em cada buraquinho, coloquem umas folhinhas de alecrim.

 

Salpiquem toda a massa com flor de sal e levem ao forno durante 30 a 40 minutos, até que o topo esteja dourado e o fundo se solte facilmente do tabuleiro.

 

Retirem do forno e deitem por cima um fio generoso de azeite. Comam quente ou fria, cortada aos pedaços ou partida à mão no meio de um piquenique. E se forem muito gulosos, molhem a vossa fatia em mais azeite ainda na hora de comer.

 

2 comentários

Comentar post