Gelado de Bolacha Tostada
Já começam a apetecer coisas frescas, não acham? Pois, o Quanto Mais Quente Melhor corta a fita e abre a época oficial de gelados com este (muito) simples gelado de bolacha tostada.
É cremoso mas crocante de vez em quando (quando nos apanha de surpresa aquele pedacinho mais mal triturado de bolacha). É estupidamente fresco e sabe a gelado novo, diferente dos sabores habituais que nos põem nas montras de gelados. E olhem que eu não tenho nada contra montras de gelado com sabores tradicionais.
Faço isto com a minha máquina de fazer gelados. Tenho uma relação conflituosa com ela: o que sai de lá sabe-me muito bem mas se há coisa que não tenho é paciência para esperar as 24 horas de congelador que a cuba exige...e depois uma hora até o gelado estar pronto.
A boa notícia é que se não tiverem máquina, podem perfeitamente fazer esta receita. O leite condensado não torna a vida fácil aos cristais de gelo e, com meia dúzia de mexidelas durante as horas no congelador, o resultado final é muito parecido com aquele que nos dá a máquina.
Ingredientes:
2 pacotes de bolacha tostada
1 lata de leite condensado
1 lata e meia de leite meio gordo ou gordo
400 ml de natas para bater
Comecem por triturar a bolacha no robô de cozinha. À bolacha juntem o leite condensado e o leite normal (usem a lata vazia para medir uma lata e meia de leite). Envolvam bem até estar tudo homogéneo. À parte batam as natas, até formarem picos suaves, e juntem-nas à mistura anterior.
Se tiverem máquina de gelados usem esta mistura de acordo com as instruções do fabricante. Se não tiverem, coloquem-na num recipiente, levem ao congelador e, de hora a hora vão mexendo até estar congelada para não criar cristais de gelo.
E pronto, tirem uma bola...ou várias...e lambuzem-se.