Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Gelado de Bolacha Tostada

Já começam a apetecer coisas frescas, não acham? Pois, o Quanto Mais Quente Melhor corta a fita e abre a época oficial de gelados com este (muito) simples gelado de bolacha tostada.

 

fotografia.JPG

É cremoso mas crocante de vez em quando (quando nos apanha de surpresa aquele pedacinho mais mal triturado de bolacha). É estupidamente fresco e sabe a gelado novo, diferente dos sabores habituais que nos põem nas montras de gelados. E olhem que eu não tenho nada contra montras de gelado com sabores tradicionais.

 

Faço isto com a minha máquina de fazer gelados. Tenho uma relação conflituosa com ela: o que sai de lá sabe-me muito bem mas se há coisa que não tenho é paciência para esperar as 24 horas de congelador que a cuba exige...e depois uma hora até o gelado estar pronto.

 

A boa notícia é que se não tiverem máquina, podem perfeitamente fazer esta receita. O leite condensado não torna a vida fácil aos cristais de gelo e, com meia dúzia de mexidelas durante as horas no congelador, o resultado final é muito parecido com aquele que nos dá a máquina.

 

Ingredientes:
2 pacotes de bolacha tostada
1 lata de leite condensado
1 lata e meia de leite meio gordo ou gordo

400 ml de natas para bater

 

Comecem por triturar a bolacha no robô de cozinha. À bolacha juntem o leite condensado e o leite normal (usem a lata vazia para medir uma lata e meia de leite). Envolvam bem até estar tudo homogéneo. À parte batam as natas, até formarem picos suaves, e juntem-nas à mistura anterior.

 

Se tiverem máquina de gelados usem esta mistura de acordo com as instruções do fabricante. Se não tiverem, coloquem-na num recipiente, levem ao congelador e, de hora a hora vão mexendo até estar congelada para não criar cristais de gelo.

 

E pronto, tirem uma bola...ou várias...e lambuzem-se.

 

2 comentários

Comentar post