Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Hot Cross Buns (pãezinhos da Páscoa britânicos)

A cruz que levam no topo é o que lhes dá o nome e são habitualmente comidos no Reino Unido (também na Irlanda, Austrália e Nova Zelândia...no império, portanto) pela altura da Páscoa. Mesmo durante o resto do ano é possível encontrá-los à venda mas é como iguaria pascal que são mais colocados na mesa.

 

Dizem que partilhar um destes pães com alguém assegura uma boa amizade durante todo o ano e que um beijinho na cruz antes de se comer o pão garante boa sorte.

 

Porque estamos com a Páscoa à porta, fica a sugestão destes pãezinhos doces, com frutos e especiarias, perfeitos para comer em "estado natural" ou para torrar e saborear com uma noz de manteiga. Parti de três receitas tradicionais, usei alguns pedaços de todas e cheguei a uma versão final com várias adaptações (nas quantidades e nos ingredientes).

 

1509881_835397399869154_5006481894123112206_n.jpg

Ingredientes:

450 gr. de farinha de trigo (tipo 65)

200 ml de leite quente

1 colher e meia de chá de fermento de padeiro granulado

2 ovos médios, batidos

50 gr. de manteiga derretida

60 gr. de açúcar

1 c. chá de sal

1 c. chá de canela em pó

1/4 c. chá de gengibre em pó

50 gr. de passas de uva (podem usar outros frutos secos ou cristalizados de que gostem mais)

50 gr. de casca de laranja cristalizada cortada em pedaços pequenos

Raspa de 1 limão

 

(Para as cruzes e a cobertura)

2 c. sopa de farinha + 1 c. sopa de açúcar

2 c. sopa de açúcar

 

Se usarem a máquina de fazer pão a massa, coloquem todos os ingredientes exceto os frutos na cuba da máquina pela seguinte ordem: leite quente, fermento (deixem repousar durante cinco minutos antes de juntarem os restantes ingredientes), ovos, açúcar, farinha, sal, canela, gengibre, raspa de limão, manteiga. Liguem a máquina no programa de amassar. Quando perceberem que a massa já está homogénea, juntem os frutos e deixem que o programa siga até ao fim. O programa já inclui geralmente o tempo para que a massa levede.

 

Se quiserem fazer a massa à mão, coloquem a farinha, o açúcar, o sal, as especiarias, a raspa de limão e os frutos secos numa tigela grande. À parte, coloquem o fermento no leite quente e esperem cinco minutos. Façam uma cova no meio dos ingredientes secos e juntem o leite, os ovos e a manteiga. Vão mexendo com uma colher de pau até que a massa comece a ficar ligada e depois comecem a amassar com as mãos. Transfiram a massa para uma superfície enfarinhada e amassem durante uns dez minutos. Deixem que repouse numa tigela coberta com um pano num local quentinho até que tenha duplicado de tamanho.

 

O processo seguinte é igual, quer tenham usado a máquina ou as mãos. Despejem a massa para uma superfície enfarinhada, moldem-na num rolo grande e depois, com uma faca afiada e enfarinhada, cortem o rolo em quatro partes e cada parte em três. Vão ficar com 12 pedaços de massa, cada um para um pãozinho.

 

Formem bolas com cada pedaço de massa e coloquem-nas num tabuleiro forrado com papel vegetal. Com a faca, marquem uma cruz no topo de cada pãozinho. Tapem o tabuleiro com um pano e deixem que a massa volte a duplicar de tamanho (mais ou menos uma hora).

 

Entretanto, aqueçam o forno a 180º.

 

Enquanto isso, façam a pasta que vão usar para desenhar a cruz nos pães. Misturem duas colheres de sopa de farinha e uma colher de sopa de açúcar com água suficiente para obterem uma pasta espessa (mais ou menos duas ou três colheres de sopa de água). Coloquem esta massa num saco de pasteleiro - um saco de plástico normal serve - cortem um dos cantos e, levedado o pão, coloquem duas tiras finas da pasta no topo dos vossos buns para formar uma cruz, seguindo a cruz que já tinham marcado com a faca.

 

Levem os pãezinhos ao forno durante uns 20/25 minutos ou até estarem bem dourados por cima.

 

Retirem-nos do forno, transfiram-nos para uma grelha para arrefecerem. Para terminar, façam a cobertura: levem ao lume as duas colheres de sopa de açúcar com uma colher de sopa de água e deixem que a mistura ferva por um/dois minutos. Pincelem esta calda no topo de cada pãozinho.

 

Esperem que arrefeçam e devorem, na Páscoa ou em qualquer outra altura do ano.