Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Jesuíta XXL (para cortar à fatia)

É habitual ter ideias estranhas a horas impróprias. O meu cérebro é demasiado resistente ao descanso e trabalha melhor quando os outros estão a dormir.

 

Ora a ideia bizarra no primeiro lugar do top nos últimos dias foi "e se eu tentasse fazer uma receita de jesuítas mas em versão grande e rectangular, para cortar à fatia"? E se muitas das ideias estranhas que tenho não chegam a ver a luz do dia, esta foi mesmo do forno para a mesa.

 

Claro que, se preferirem, podem fazer esta mesma receita, cortando a massa em triângulos para fazer a forma tradicional dos jesuítas mas esta versão é mais prática e não perde nada em sabor.

 

12507263_986738151401744_3740389788043031521_n.jpg

 Ingredientes:

 1 base rectangular de massa folhada (preferencialmente de uma marca feita com manteiga)

(Para a cobertura)

1 clara de ovo

Açúcar em pó q.b.

(Para o doce de ovos)

6 gemas

6 c. sopa de açúcar

Meia chávena de água

 

Primeiro, tratem do doce de ovos (podem usar esta receita para cobrir ou rechear outros bolos). Levem a água ao lume com o açúcar, deixem que ferva e contem cinco minutos depois de começar a ferver antes de apagarem o lume.

 

Batendo sempre, juntem esta mistura em fio às gemas previamente batidas numa tigela. Devolvam a mistura ao tacho e levem ao lume mexendo sempre até engrossar (não se atrevam a não mexer, porque o creme vai talhar se não o fizerem). Retirem do lume e deixem arrefecer completamente.

 

Quando o doce de ovos estiver frio, aqueçam o forno a 180º. Numa tigela, vão juntando açúcar em pó à clara de ovo até obterem uma mistura densa, que não escorra da colher mas que consigam espalhar.

 

Retirem a massa folhada do frigorífico, cortem-na ao meio e disponham uma das metades num tabuleiro forrado com papel vegetal.

 

Espalhem por cima o doce de ovos, deixando uma margem de segurança para que o creme não saia para os lados durante a cozedura. Cubram com a segunda metade da massa folhada. Por cima, com a ajuda de uma espátula, espalhem a mistura de clara com açúcar, deixando de novo umas pequenas margens de segurança para que não escorra para os lados no forno.

 

Levem ao forno durante 35 a 45 minutos ou até o topo estar bem dourado e a massa tiver subido bastante.

 

Retirem do forno, deixem que arrefeça e depois sirvam cortado aos quadrados (ou rectângulos, ou triângulos, ou o que vos apetecer).

2 comentários

Comentar post