Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

O paraíso para uma doceira

Chamam-lhe uma mercearia fina e está no coração do Porto desde 1926. É uma confeitaria, uma mercearia e uma garrafeira e o paraíso para uma doceira como eu. A Casa Januário é para parar, entrar, comprar e a seguir ir para a cozinha usar o que de se lá se trouxe.

IMG_3254.JPG

Não faltam lojas pelo país para quem gosta de fazer bolos e procura ingredientes ou utensílios muito específicos, mas nenhuma é tão quentinha como a Casa Januário. Quentinha porque é acolhedora em tudo: no espaço pequeno mas à antiga, na forma como alinha formas, farinhas, açúcares ou saquinhos com variados tipos de chocolate e no trato de quem lá trabalha (dizem-nos que "é tudo feito com muito amor").

 

O que é também incrível é que a Casa Januário é provavelmente das mais antigas casas do país deste género, mantém um lado muito tradicional mas soube fazer o update. Prova disso são os vários e muito atuais utensílios para cake design que convivem com as muito tradicionais folhas de papel de hóstia (sim, aqui encontram-se) ou com as filas de frutas cristalizadas para todos os gostos.

 

É para entrar de cestinho na mão e sair de saco cheio. Trouxe muita coisa mas a coisa mais especial que trouxe foram estes amigos que terão como missão adornar o tronco de Natal que vou fazer no dia 24.

IMG_3320.JPG