Panquecas de cacau e banana (saudáveis, para receber o novo ano)
Estas panquecas não levam farinha...nem leite...nem açúcar. Na verdade, levam pouca coisa que faça mal e sabem bem que se farta. São perfeitas para um pequeno-almoço mais demorado e impressionam se houver convidados lá em casa.
Ingredientes (para três pessoas ou duas muito gulosas):
3 bananas
2 ovos
3/4 de chávena de flocos de aveia
1/4 de chávena de cacau em pó
1 c. sopa de mel
1/2 c. chá de canela
1 c. chá de fermento em pó
1 pitada de sal
Margarina para untar a frigideira
Um, dois, três e já está: coloquem todos os ingredientes num copo misturador, ponham a coisa a funcionar, deixem que fique tudo bem triturado e a vossa massa de panquecas está pronta.
Aqueçam uma frigideira antiaderente e coloquem uma noz de margarina a derreter. A frigideira que costumo usar quase não precisa de gordura porque é boa e a massa não pega muito, mas vejam se a vossa não é malandra.
Quando a frigideira estiver quente despejem um pouco de massa e façam-na deslizar para que forme um círculo. O tamanho das panquecas depende do vosso gosto, ponham mais ou menos massa conforme gostem delas maiores ou mais pequenas.
Deixem que cozinhe até começar a fazer bolhinhas e as pontas começarem a soltar-se da frigideira. Virem, cozinhem mais uns dois minutos do outro lado e retirem para um prato. Repitam o processo até acabarem com a massa.
Estas panquecas são um pouco mais difíceis de cozinhar do que as normais. Sem farinha, demoram mais tempo e custam um pouco mais a virar mas nada que um pouco de prática não resolva. Nesta receita convém que o lume não esteja muito alto para que a panqueca não queime antes de cozinhar. E respeitem a regra de só a virar quando estiver a fazer bolhinhas, caso contrário, o mais provável é que deem cabo dela.
Podem servi-las com frutos vermelhos e xarope de ácer ou com outra cobertura que vos apeteça mais.