Pão-Bolo de Limão com cobertura de luxo
Isto não é bem um pão mas também não é bem um bolo. Tem o melhor de dois mundos e só não pode ser barrado com manteiga porque já tem demasiadas coisas boas a acontecer no seu interior. A receita vem da Hummingbird Bakery, uma pastelaria londrina com as coisas mais pecaminosas e cuidadosamente apresentadas que possam imaginar. Tenho dois livros da dita cuja e tudo o que lá vem dentro é delicioso.
Ingredientes:
(Para a massa)
75ml leite morno
60ml água morna
1/2 c. chá de sal
50 g de açúcar
1 saqueta de fermento para pão
400 g de farinha (mais alguma para amassar e estender)
55 g manteiga derretida
2 ovos grandes, batidos
1 c. chá de extrato de baunilha
(Para o recheio)
60g manteiga derretida
100 g de açúcar
Raspa de 3 limões
(Para a cobertura)
90 g de queijo-creme (Philadelphia)
40 g açúcar em pó
1 c. sopa de leite
1 c. sopa de sumo de limão
Raspa de meio limão mas alguma para decorar
Para começar, untem uma forma de bolo inglês e polvilhem-na com farinha. Eu fiz isto e, para além disso, forrei-a com um papel de pastelaria forte que serviu depois de embalagem para o pão-bolo.
Envolvam num recipiente para líquidos o leite morno, a água, o sal, uma colher de chá do açúcar e o fermento. Reservem durante cerca de 30 minutos até o fermento ter criado espuma no topo da mistura.
Numa tigela, misturem a farinha e o açúcar que restou e façam uma covinha no centro. Adicionem os ovos e a manteiga derretida à mistura de fermento e depois deitem o preparado para a covinha na farinha. Vão envolvendo com uma colher de pau até se formar uma massa e, quando estiver suficientemente homogénea para se trabalhar com as mãos, deitem-na numa superfície polvilhada com farinha e amassem-na por mais ou menos 5 minutos, até estar bem ligada. Vai ser preciso adicionar mais alguma farinha até a massa ter a consistência certa.
Coloquem nesta altura a massa numa tigela e cubram-na com película aderente. Deixem fermentar por mais ou menos 45 minutos / 1 hora ou até a massa ter duplicado de volume.
Enquanto a massa fermenta, façam o recheio. Batam a manteiga derretida com o açúcar e a raspa de limão e reservem.
Depois de passado o tempo de fermentação, voltem a pôr a massa numa superfície enfarinhada e estendam-na num rectângulo grande. Cortem-na, com uma faca afiada, em quatro tiras iguais e barrem cada uma das tiras com a mistura de limão, açúcar e manteiga. Depois, empilhem as tiras (lado barrado sempre no topo) e cortem esta mistura em seis quadrados iguais. Aconcheguem agora cada um dos quadrados na forma de bolo inglês, lado a lado até encher a forma, com o lado cortado voltado para cima. Tapem a forma com película aderente e deixem a massa crescer durante mais uns 30/40 minutos.
A meio deste tempo, aqueçam o forno a 170º. Passados o tempo de repouso, levem o bolo-pão ao forno durante uns 30/35 minutos, até estar bem tostadinho no topo.
Durante o tempo de cozedura, podem avançar com a cobertura. Misturem o queijo-creme, o açúcar em pó, o sumo e a raspa de limão e o leite, até estar tudo bem suave. Quando o bolo sair do forno, deixem arrefecer durante uns dez minutos e espalhem depois pelo topo esta cobertura, terminando com alguns pedaços de raspa de limão para lhe dar um ar ainda mais pomposo.
Aguentem a gula durante uma meia hora para não ficarem com dores de barriga e depois desenformem, cortem fatias generosas e lambuzem-se. Até o Sherlock ficou tentado...