Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Pão de Banana (que na verdade é bolo)

Porque as minhas férias foram por terras do Tio Sam e eu volto sempre das viagens com vontade de cozinhar alguma coisa que me lembre o que provei noutras paragens, fiquei com o bichinho do pão de banana.

 

Banana Bread, assim se chama este bolo (vá-se lá saber porque lhe chamam bread, que isto de pão não tem nada) muito apreciado (e devorado) nos países anglo-saxónicos. Americanos que se prezem são dados aos exageros na comida e claro que uma fatia sem acrescentos sabe a pouco por lá: há quem coma o pão de banana com uma camada generosa de manteiga, compota ou manteiga de amendoim.

 

Eu acho que isto não precisa de adições e é perfeito comido só assim, a acompanhar um chá ou um café. E a receita é tão simples, que mesmo com preguiça se faz num domingo à tarde.

12075101_935371666538393_2850501131489615950_n.jpg

Ingredientes:

4 bananas médias esmagadas

75 gr. de manteiga derretida

145 gr. de açúcar (mais algum para polvilhar no topo)

190 gr. de farinha

1 ovo batido

1 c. chá de extrato de baunilha

1 c. sopa de whisky (opcional)

1 c. chá de canela em pó

1 pitada de noz moscada

1 pitada de cravinho moído

1 pitada de sal

1 c. chá de bicarbonado de sódio

 

Comecem por aquecer o forno a 175º e por untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de bolo inglês.

 

E agora reparem como isto é fácil e como se faz tudo num só recipiente com recurso a apenas uma colher de pau e um garfo... Esmaguem as bananas numa tigela (podem fazê-lo com um garfo mas eu prefiro o meu esmagador de batatas, que uso para fazer puré). Quando estiverem em puré, juntem a manteiga derretida e envolvam.

 

De seguida, juntem o açúcar, o ovo, a baunilha e o whisky (este último, se optarem por usar). Mexam tudo e adicionem as especiarias. Abusem pouco na noz moscada e no cravinho porque são sabores muito fortes. Basta só umas pitadinhas. Envolvam de novo.

 

Salpiquem o bicarbonato de sódio e o sal por cima da massa e mexam com a colher. Por fim, juntem a farinha de uma só vez e mexam apenas até ela ter desaparecido na mistura. Se mexerem demais o vosso bolo pode ficar mais pesado do que devia.

 

Coloquem a massa na forma, polvilhem o topo com açúcar (para formar aquela crosta boa) e levem ao forno por mais ou menos 50 minutos ou até um palito sair limpo quando espetado no centro. Se o bolo estiver a ficar demasiado tostado a meio da cozedura, cubram a forma com papel de alumínio.

 

Retirem do forno, deixem arrefecer completamente, desenformem e tentem não comer mais do que uma fatia de enfiada. É uma prova difícil.