Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Quadrados de limão (com base crocante e topo cremoso)

O sol teima em andar tímido mas nós trouxémo-lo para a cozinha no amarelinho quente destes quadrados de limão. Uma base crocante de biscoito do tipo de que se desfaz na boca serve de cama para um creme de limão, ácido de fazer piscar os olhos. Uma tarte de limão em forma de quadrado, para cortar, partilhar e comer à mão.

 

 

Ingredientes:

(Para a base)

1 + 3/4 chávenas de farinha

2/3 chávena de açúcar em pó

1/4 chávena de farinha maizena

1/2 c. chá de sal 170 gr. manteiga

 

(Para o creme)

4 ovos

1 + 1/3 chávenas de açúcar

3 c. sopa de farinha

Raspa de dois limões

2/3 chávena de sumo de limão (mais ou menos 3 limões espremidos)

1/3 chávena de leite

1 pitada de sal

 

Comecei por untar com manteiga e forrar com papel vegetal um tabuleiro rectangular com mais ou menos 30 por 20 centímetros. Depois, tratei da base de biscoito. Coloquei no robô de cozinha a farinha, o açúcar em pó, a farinha maizena e o sal e misturei durante alguns segundos. Juntei depois a manteiga em cubos e voltei a ligar o robô até o preparado se parecer com pequenas migalhas de pão.

 

Espalhei a mistura no fundo da forma e pressionei bem com os dedos para que ficasse compacta e nivelada. Coloquei no frigorífico durante 20 minutos.

 

Enquanto isso, toca a aquecer o forno a 175º. Passado o tempo no frigorífico, coloquei a base no forno durante cerca de 20 minutos (até as bordas estarem douradas).

 

Podem ir preparando o creme, enquanto o biscoito está no forno. Batam os ovos com o açúcar e a farinha e juntem depois a raspa e o sumo de limão, o sal e o leite. Assim que o biscoito sair do forno, mesmo com ele muito quente, coloquem em cima o líquido do creme (vai estar muito líquido, não estranhem) e ponham de novo o tabuleiro no forno, com cuidado para não entornar.

 

Baixem a temperatura para os 160º e deixem cozinhar durante 20 minutos. Retirem do forno e deixem arrefecer completamente.

 

Depois de terem sido pacientes e esperado que ficasse frio, passem com uma faca pelo interior da forma para garantir que nada está colado e puxem pelas pontas do papel vegetal para desenformar. Cortem em quadrados com uma faca afiada e provem. Vão ver que a combinação é amargamente deliciosa.