Semifrio de framboesa, água de rosa e pistáchio
Temos calor, não temos? Então é tempo de comer um docinho gelado. Para receber os dias de verão, nada melhor do que este semifrio com uma combinação de sabores diferente do habitual.
O pistáchio e a água de rosa levam-nos para os sabores das sobremesas do Médio Oriente (baklava, alguém gosta?). A framboesa, digo eu, fica bem em qualquer sítio e aqui anima a festa com o seu toque mais ácido.
Ingredientes:
2 ovos
4 gemas
1/3 de chávena de açúcar + 2 c. sopa (para as natas)
1 chávena + 3/4 de chávena de natas
150 gr. de framboesas
2/3 de chávena de pistáchios (torrados, sem a casca e picados grosseiramente)
1 c. sopa de água de rosa para uso alimentar (é opcional mas faz toda a diferença)
Comecem por untar uma forma de rectangular comprida (de bolo inglês) com um pouco de manteiga e forrem-na com película antiaderente, deixando umas pontas compridas cair para fora da forma. A manteiga serve só mesmo para a película não fugir.
Levem uma tigela ao lume em banho maria os ovos, as gemas e o açúcar (o terço de chávena). Com o lume no mínimo e nunca deixando a água tocar no fundo da tigela, vão batendo com a batedeira durante 4 a 5 minutos até terem uma mistura cremosa e espessa. Retirem a mistura do lume e continuem a bater até que o fundo da tigela tenha arrefecido completamente.
À parte, batam as natas com as duas colheres de açúcar até obterem picos firmes. Cuidadosamente, envolvam as natas na mistura de ovos. Juntem depois os pistáchios, as framboesas e a água de rosas e envolvam novamente, com carinho para não darem cabo das framboesas.
Deitem a mistura para dentro da forma forrada. Tapem com as pontas caídas da película antiaderente e levem ao congelador até que fique firme. O ideal é fazer a receita no dia anterior a ser servida.
Quando quiserem servir, retirem a forma do congelador, esperem cinco minutos e desenformem para um prato, retirando a película. Cortem em fatias generosas e decorem com mais framboesas.