Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Tarteletes de Compota (com a que bem vos apetecer)

Só me faltaram o cestinho de piquenique e o vestido de xadrez para completar o cenário ao lado destas Tarteletes de Compota. Receitas de tarteletes semelhantes a estas não faltam. Usei como base uma receita de uma revista que andava lá por casa e, claro, fiz umas aldrabices à Quanto Mais Quente Melhor para, no fim, ficar com o resultado que veem aqui em baixo.

 

A boa notícia é que, para as poderem devorar, só têm de ter um bocadinho de paciência para fazer e estender a massa (pouca, nada de mais). Sim, fiz batota e usei compotas que tinha lá para casa já feitas, que a vida é curta de mais.

 

Mas valem o sacrifício...

Captura de ecrã 2014-08-13, às 16.03.54.png

 

 

Ingredientes:

250 g de farinha (mais alguma para estender a massa)

250 g de açúcar em pó

125 g de manteiga (fria, cortada aos cubos)

1 pitada de sal

1 ovo grande

Raspa de uma laranja, limão ou lima (é à vontade do freguês)

Compota a gosto (1 c. chá cheia por tartelete, usei de morango, alperce e lima/limão)

 

Eu adoro o meu robô de cozinha, dá um jeitão para estas massas que parecem complicadas mas que afinal só precisam da ajuda dele. Comecem por atirar para dentro do robô a farinha, o açúcar, a manteiga e o sal. Liguem a máquina até terem uma mistura com a aparência de migalhas. Nesta altura, coloquem lá dentro a raspa (no meu caso, de laranja) e o ovo. Liguem novamente o robô até a massa começar a unir-se. Se acharem que está demasiado seca, juntem um pouco de leite. A minha não precisou, estava no ponto.

 

Depois disto, a massa precisa de descansar uns 30 minutos no frigorífico. Passado esse tempo, aqueçam o forno a 180º e untem formas de tarteletes com manteiga. Eu tenho duas, uma com 12 orifícios e outra com seis, mas usei também umas forminhas de pastel de nata. Uma forma de muffins também serve. Se tiverem só uma, não há problema, basta cozerem as tartes em várias fornadas.

 

Tirem então a massa do frigorífico e estendam-na com o rolo da massa sobre uma superfície enfarinhada até ter mais ou menos meio centímetro de espessura. Depois, com um cortador de bolachas redondo, ligeiramente maior do que os orifícios das formas, cortem círculos na massa. Com jeitinho, coloquem-nos nas forminhas e vão enchendo um a um com uma colher de chá da vossa compota favorita.

 

Ora finalmente, é tempo de cozer as pequenas no forno durante cerca de 15 minutos, até a compota estar a borbulhar e a massa estar bem dourada.

 

No final, retirem-nas do forno, deixem que arrefeçam nas formas durante uns 15 minutos e, depois, com cuidado, desenformem-nas. No fim disto, provadas as tarteletes, garanto que toda a gente vos vai dar o prémio de melhor dona de casa do bairro (ou dono de casa, que homem também tem direito).