Torta fofinha com creme de lima e frutos vermelhos
A torta anda por nossas casas desde o tempo das nossas avós. Com compota ou doce de ovos a jorrar pela espiral de pão-de-ló, é um docinho que agrada a todos os paladares. E é muito fácil fazer uma torta diferente, mais fora do comum. Basta arriscar no recheio.
Esta bonitona vem mesmo a calhar para estes dias de verão em que apetece comer sobremesas com fruta. Agora, atirem-se vocês a ela.
Ingredientes:
(para a torta)
6 ovos
6 c. sopa de açúcar
5 c. sopa de farinha
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de extrato de baunilha
(para o creme de lima)
3 ovos
3/4 chávena de açúcar
1/2 chávena de sumo de lima
raspa de duas limas
1 pitada de sal
3 c. sopa de manteiga
150 g de frutos vermelhos (framboesas, amoras, mirtilos ou a mistura que preferirem)
1 c. sopa de açúcar em pó
Comecem por untar e forrar com papel vegetal uma forma rectangular. Aqueçam o forno a 175º.
Batam as gemas com o açúcar até terem um creme esbranquiçado e bem fofo cujo volume duplicou. Juntem a baunilha e misturem. Adicionem depois a farinha e o fermento peneirados e envolvam tudo.
À parte, batam as claras em castelo bem firme e envolvam-nas no preparado anterior, com cuidado para não perderem o ar.
Deitem a massa na forma, nivelem-na para ficar direitinha e levem ao forno durante uns 10/15 minutos, até estar dourada por cima. Fiquem atentos para que ela não coza em demasia, é essa uma das chaves para a torta não estalar quando a enrolarem.
Retirem-na do forno, desenformem-na para cima de uma folha de papel vegetal untada e, com a torta ainda quente, enrolem-na a partir do lado mais comprido entre esta folha e a que já vinha com ela da forma. Na prática, vão enrolá-la sem recheio entre duas folhas de papel vegetal untadas. Este processo vai fazer com que seja muito mais fácil colocar o recheio e voltar a enrolar quando a torta já estiver fria. Se saltarem este passo, a probabilidade de a torta rachar ao enrolar é muito maior.
Enquanto a torta arrefece, preparem o recheio. Misturem os frutos vermelhos com o açúcar em pó e deixem-nos macerar enquanto tratam do resto.
Vamos então ao creme de lima: misturem num tacho os ovos, o sumo e a raspa da lima, o sal e o açúcar e, depois de envolverem bem esta mistura, levem-na ao lume, mexendo sempre até engrossar. Para os mais impacientes, isto não demora mais do que cinco minutos e é mesmo importante que não parem de mexer para não ganhar grumos. Assim que engrossar, baixem o lume, juntem a manteiga cortada em cubos e mexam até estar tudo homogéneo. Retirem do lume e deixem que arrefeça completamente.
Com tudo já frio, vamos ao recheio da torta. Desenrolem a torta e retirem o papel de vegetal que está no topo, espalhem o creme de lima (podem exagerar um bocadinho, mesmo que saia pelos lados ninguém leva a mal) e coloquem por cima os frutos vermelhos e o molhinho que entretanto eles devem ter criado quando maceraram com o açúcar em pó. Tentem que os frutos não fiquem muito próximos das pontas para não caírem ao enrolar.
Com cuidado, voltem a enrolar a torta e transfiram-na para o prato de servir. Polvilhem com açúcar em pó e deliciem-se, que esta sobremesa não é para brincadeiras.