Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Quanto Mais Quente Melhor

Doces com coração (e umas coisas salgadas pelo meio). Food porn descarado da cozinha (e das viagens) de uma jornalista doceira.

Torta fofinha com creme de lima e frutos vermelhos

A torta anda por nossas casas desde o tempo das nossas avós. Com compota ou doce de ovos a jorrar pela espiral de pão-de-ló, é um docinho que agrada a todos os paladares. E é muito fácil fazer uma torta diferente, mais fora do comum. Basta arriscar no recheio.

 

Esta bonitona vem mesmo a calhar para estes dias de verão em que apetece comer sobremesas com fruta. Agora, atirem-se vocês a ela.

 

IMG_2999_2.JPG

Ingredientes:

(para a torta)

6 ovos

6 c. sopa de açúcar

5 c. sopa de farinha

1 c. chá de fermento em pó

1 c. chá de extrato de baunilha

 

(para o creme de lima)

3 ovos

3/4 chávena de açúcar

1/2 chávena de sumo de lima

raspa de duas limas

1 pitada de sal

3 c. sopa de manteiga

 

150 g de frutos vermelhos (framboesas, amoras, mirtilos ou a mistura que preferirem)

1 c. sopa de açúcar em pó

 

Comecem por untar e forrar com papel vegetal uma forma rectangular. Aqueçam o forno a 175º.

 

Batam as gemas com o açúcar até terem um creme esbranquiçado e bem fofo cujo volume duplicou. Juntem a baunilha e misturem. Adicionem depois a farinha e o fermento peneirados e envolvam tudo.

 

À parte, batam as claras em castelo bem firme e envolvam-nas no preparado anterior, com cuidado para não perderem o ar.

 

Deitem a massa na forma, nivelem-na para ficar direitinha e levem ao forno durante uns 10/15 minutos, até estar dourada por cima. Fiquem atentos para que ela não coza em demasia, é essa uma das chaves para a torta não estalar quando a enrolarem.

 

Retirem-na do forno, desenformem-na para cima de uma folha de papel vegetal untada e, com a torta ainda quente, enrolem-na a partir do lado mais comprido entre esta folha e a que já vinha com ela da forma. Na prática, vão enrolá-la sem recheio entre duas folhas de papel vegetal untadas. Este processo vai fazer com que seja muito mais fácil colocar o recheio e voltar a enrolar quando a torta já estiver fria. Se saltarem este passo, a probabilidade de a torta rachar ao enrolar é muito maior.

 

Enquanto a torta arrefece, preparem o recheio. Misturem os frutos vermelhos com o açúcar em pó e deixem-nos macerar enquanto tratam do resto.

 

Vamos então ao creme de lima: misturem num tacho os ovos, o sumo e a raspa da lima, o sal e o açúcar e, depois de envolverem bem esta mistura, levem-na ao lume, mexendo sempre até engrossar. Para os mais impacientes, isto não demora mais do que cinco minutos e é mesmo importante que não parem de mexer para não ganhar grumos. Assim que engrossar, baixem o lume, juntem a manteiga cortada em cubos e mexam até estar tudo homogéneo. Retirem do lume e deixem que arrefeça completamente.

 

Com tudo já frio, vamos ao recheio da torta. Desenrolem a torta e retirem o papel de vegetal que está no topo, espalhem o creme de lima (podem exagerar um bocadinho, mesmo que saia pelos lados ninguém leva a mal) e coloquem por cima os frutos vermelhos e o molhinho que entretanto eles devem ter criado quando maceraram com o açúcar em pó. Tentem que os frutos não fiquem muito próximos das pontas para não caírem ao enrolar.

 

Com cuidado, voltem a enrolar a torta e transfiram-na para o prato de servir. Polvilhem com açúcar em pó e deliciem-se, que esta sobremesa não é para brincadeiras.